-
Trocas InteligentesEscolhendo com Sabedoria
Quando decidi buscar um estilo de vida mais equilibrado, busquei um profissional para tentar entender o que meu corpo precisava absorver de acordo com os exercícios que fazia. Eu tive que anotar e levar para ela o cardápio das refeições diárias que tinha comido durante a semana, e como eu sempre comia tapioca com manteiga, a primeira sugestão dela foi substituir a manteiga por requeijão, queijo, ou ovo.
Desde então eu venho tentando fazer algumas trocas inteligentes que acabam contribuindo no equilíbrio da minha alimentação, já que algumas vezes eu me permito comer um hambúrguer, pizza, massa, mas tudo com moderação e equilíbrio. E resolvi dividir com vocês algumas sugestões, vejam o que acham.
- Manteiga: Como já foi sugerido, você pode substituir a manteiga no pão, tapioca, ou torrada, por ovo, queijo branco, ou requeijão light. Também podemos substituir a manteiga na hora de fazer ovo frito, eu sempre faço ovo no leite. É só colocar um pouco de leite na frigideira, quando ele começar a ferver coloca o ovo e vai mexendo até ficar no ponto que você gostar, quem gosta de ovo molhadinho, não deixa o leite secar todo.
- Arroz: Hoje eu só como arroz integral e massa, eu tento comprar integral quando o preço está razoável. Eu não sou uma “big fan” de arroz, então não foi difícil trocar o arroz branco pelo integral, eu nem noto a diferença.
- Açúcar: Esse é um ponto bem delicado na minha vida, porque eu não gosto de adoçante em líquidos, como no suco e no café. Então substituí o açúcar cristal pelo mascavo no café. Normalmente, quando eu faço o suco em casa ou peço no restaurante, nem faço questão de açúcar (a não ser que seja suco de maracujá, ou limão). Mas eu realmente ainda não consegui substituir açúcar por adoçante em líquidos. Também tem os adoçantes naturais, como agave que eu só provei no dia que fiz um “sorvete” saudável batendo iogurte desnatado com morango congelado e agave. Ficou delícia!
- Pão: Substituir pão foi uma tarefa mais difícil, porque eu não posso ver um pão carioquinha que já quero passar manteiga e afogar no café com leite. Apesar disso, hoje aqui em casa é bem difícil ter pão carioquinha e sempre compramos pão de forma integral, mas eu acabei substituindo mesmo foi pela tapioca, como eu falei na matéria.
- Mozarela: Se tem uma substituição que faço fácil é queijo, porque nunca achei mozarela o rei dos queijos. Eu adoro ricota e queijo minas que dá para fazer tudo o que se faz com mozarela ou cheddar e fica tão gostoso quanto. Quem não concorda, é só acrescentar orégano e pimenta calabresa ou do reino moída na hora que vai concordar comigo!
- Temperos prontos: Essa substituição ainda preciso trabalhar na minha casa, estou tentando substituir caldo Knorr e sazon por pimenta, cheiro verde, ervas secas, mas é difícil fazer todo mundo da casa se adaptar aos sabores. Eu acho que fica tudo tão gostoso quanto, mas algumas pessoas não concordam. Para quem quiser testar, é uma substituição que vale muito por conta da quantidade de sódio que tem nesses temperos prontos.
Espero que vocês tenham gostado das trocas inteligentes e experimentem aos poucos para ver como não faz tanta diferença. Ainda tem outras trocas que estão na minha “wish list”, como trocar farinha branca por farinha de trigo integral, ou outros tipos de farinha que não contém glúten, como a farinha de quinoa. E trocar leite desnatado por leite de amêndoas, trocar óleo e azeite por óleo de coco e creme de leite por requeijão light em receitas caseiras, mas aos poucos eu vou testando, fazendo mudanças e tentando equilibrar tudo sem exageros.Por: Larissa Barroso
Tags: saudável, trocas -