Este corante espanhol está presente em várias das minhas receitas. E vou contar por quê. Para aqueles pratos que precisam ou pedem por mais cor – como um frango, um molho de iogurte ou o gnudi – este corante é um prato cheio. De forma muito prática, o branco sem graça predominante de alguns alimentos dá lugar a um suntoso dourado.
Outra vantagem desse corante amarelo é que sua interferência no sabor é quase nenhuma – diferente de temperos como o açafrão ou o curry. Isso explica porque os espanhóis costumam usá-lo para uma paelha mais vistosa. Com o corante, dá para “levantar” o amarelo do arroz sem precisar carregar no açafrão.
O uso da substância base do corante, a tartracina, é aprovado pela União Europeia. E aqui lembro de mais outra ideia interessante para divulgar. Trata-se do aplicativo “aditivos alimentarios europeos” para iPhone, iPod Touch e iPad. Seu banco de dados tem cadastrado mais de 500 aditivos alimentares. O aplicativo nos permite conhecer com mais detalhes os aditivos – corantes, ascidulantes, espessantes. Afinal, cor e sabor ficam ainda melhores com uma boas colheradas de saber.
O corante está à venda nos
Mercadinhos São Luiz. E o aplicativo você encontra na
App Store.
Tags:
Eu indico, temperos, corante