Alimenta Bistrô
A cozinha de
Fernando Barroso é resultado da prática de uma curiosidade apaixonada. Ele vasculha, viaja, enxerga o mundo, mas, sobretudo, sabe sentir o que o Ceará pode oferecer ao nosso paladar e como o nosso paladar pode mudar a realidade do nosso Estado. Foi dessa sensibilidade que surgiu o Alimenta Bistrô.
Em 1987, de volta a Fortaleza, depois de um período em Brasília, Fernando Barroso resolveu abrir uma loja de cortes especiais de carne. Antes disso, a Alimenta era uma cozinha industrial, que passou a ter um frigorífico para processar carne.
Pouco tempo depois, a loja especializa-se também em produtos de delicatessen. Para abastecer as prateleiras de novidades, era necessário o abastecimento também de informação. Aí começaram a se tornar mais sistemáticas as leituras de gastronomia. Revistas e livros especializados, nacionais e internacionais, faziam parte do dia a dia da Alimenta.
Além de incentivar o estudo, a delicatessen também estimulou as primeiras experiências na cozinha voltadas para o público. Fernando recorda: “Fiz um patê francês e oferecia aos meus clientes, pedia opiniões, conversava. Era um desejo muito grande, muito forte de fazer algo bom, de proporcionar experiências para as pessoas”.
Desse desejo nasceu a fome pelo conhecimento. Fernando devorava livros buscando nas cozinhas clássicas da Espanha, Itália, Portugal, França e China técnicas consagradas, que fossem aliadas da criatividade, mas fornecessem também segurança para se chegar a um bom prato.
O impulso de fazer gastronomia veio, pois, de três ingredientes: o conhecimento dos insumos, o estudo das técnicas e o desejo de servir. Juntos eles começaram a render os pratos que o Ceará conhece e não esquece.
Na ebulição de ideias e pesquisas, foram nascendo os cardápios da Alimenta. Resultado de um trabalho minucioso, eles eram enxutos, sóbrios, simples e, ao mesmo tempo, sensíveis e criativos. Não por acaso que, apesar de ter encerrado suas atividades em 2007, os momentos e memórias do Alimenta continuam, até hoje, rendendo encontros deliciosos.