Assada, purê, gratinada, recheada. Como base de cremes e ou de massas. A batata é um verdadeiro coringa na cozinha. E esta história de sucesso tem mais de 8 mil anos. A espécie teve origem na Cordilheira dos Andes e chegou às outras partes do mundo através dos colonizadores europeus. Seu consumo foi e consolidando na Europa a partir da Espanha no século XVI. Daí então, a batata se tornou o alimento global.
A batata é hoje o quarto alimento mais consumido do mundo, com milhares de variedades de cores, tamanhos e sabores. Conheça melhor algumas delas:
Doce: É rica em vitamina A. É super versátil. É boa para acompanhar o cafezinho, para confecção de doces e também como purê ou no forno para acompanhar um assado.
Barôa: também conhecida como mandioquinha. É excelente para o preparo de purês de gosto bem acentuado.
Yacon: A batata da moda por ser rica em nutrientes, com menor índice de carboidrato. Muito parecida com a batata doce. Tem casca marrom, e ajuda a combater os altos níveis de glicose no sangue.
Batata bolinha: Ótimas para fazer conservas, ou ainda assadas ou cozidas como acompanhamento. As batatas bolinha nada mais são do que versões pequenas das batatas Asterix ou Ágata.
Batata contra a fome
A FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations/ Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) a cada ano escolhe um alimento para representar os esforços mundiais de combate à fome. 2013, por exemplo, foi o ano da quinoa. A batata também teve um ano dedicado à sua valorização. A FAO colocou
2008 como o ano internacional da batata, promovendo pequenos produtores e compartilhando ideias em torno do cultivo deste vegetal.
Feia ou bonita, é batata
Já falamos aqui do site sobre o projeto
Fruta Feia, que inspirou e vem incentivando várias iniciativas de combate ao desperdício de frutas e vegetais que não atendem ao padrão estético exigido pelo mercado. Uma das beneficiadas nessa história é a batata. Todos os anos milhares e milhares de toneladas do tubérculo vão parar no lixo simplesmente porque não são lindas e perfeitinhas. E levando em consideração que boa parte das batatas vão para o prato amassas, os cortadas, vale reconsiderar o jeito que a gente as escolhe na feira.
COM A MÃO NA MASSA
Aproveite a casca
E falando em evitar o desperdício, você sabia que as cascas da batata não precisam ir para o lixo? Elas ficam ótimas com uns minutinhos de forno. Ficam crocantes e saborosas. É só lavar bem as cascas e cortá-las bem rente, bem fininhas. Coloque-as no forno aquecido a 200 graus por cerca de 20 minutos com sal e azeite. A dica é cortar em pequenos pedaços e misturar no purê, que vai ganhar na textura e no sabor.
Faça no micro-ondas
Confira a receita de tilápia com batata bolinha no micro-ondas.
Dê charme com o corte certo
Veja aqui as diferentes técnicas de corte de batata e outros legumes.
MAIS RECEITAS COM BATATA? CLIQUE AQUI.Tags:
batata, história, gastronomia, cultura