O valor da
tilápia está ganhando cada vez mais força no Brasil. E não só na gastronomia. Há alguns anos, a indústria têxtil e calçadista anda de olho em outro potencial do peixe, a beleza da sua pele. Na
Materioteca, por exemplo – espaço inaugurado em Fortaleza em 2014, dedicado a facilitar o acesso das empresas de calçados, empresários, designers e estilistas a todos os tipos de componentes –, o couro da tilápia aparece como um dos melhores materiais para quem quer ir para o caminho da sustentabilidade. Sem falar da singularidade de suas tramas e do seu brilho.
Segundo a
Péltica do Rio Grande do Sul, uma das marcas que trabalham com o couro da tilápia (além de outros peixes como o pirarucu, coelho e avestruz), “o beneficiamento da pele é uma atividade sustentável, pois evita o desperdício e a geração de resíduos nos rios, lagos e oceanos, além de incrementar a renda de toda a cadeia produtiva (pescadores, cultivadores e frigoríficos)”.
Outra a ter como o diferencial o trabalho com o couro do peixe é a
Aguapé, do interior de São Paulo, que tem como foco principal, justamente, o curtimento, tingimento e acabamento de peles de tilápia. Há ainda um modelo da marca franco-brasileira
VERT, um tênis com couro de tilápia tingido com taninos vegetais.
E no Ceará
No Ceará já há também muita gente transformando tilápia em peças de moda. Em Jaguaribara, tudo do peixe é aproveitado. A pele vira além de roupas e adornos, utensílios para casa. As artesãs que trabalham com a pele da tilápia estão reunidas no Grupo Kardume de Artesanato ligado à Asociação dos Produtores e Processadores de Peixes de Jaguaribara e Lages (Aplages).
A loja Tiê – inaugurada em finais de 2014 em Fortaleza – é dedicada à moda de matéria-prima ecológica e entre os seus destaques estão os tênis, sapatos, bolsas e acessórios de couro de tilápia.
Sem falar que o empresário Cândido Couto em meados dos anos 90 já produzia peças com couro de peixe. E mudando um pouco da água para a terra, a sua mais nova invenção é o skinjeans, feito de couro de cabra ou ovelha, recebe um tratamento que faz ficar com a mesma aparência de jeans. O que mostra que, em se tratando de insumo e de criatividade cearense, a gente só tem a fazer bonito na mesa e na passarela.
(Foto: Site Aguapé)
|SERVIÇO|
Materioteca Fortaleza
Av. João Pessoa, 6754, Bairro Parangaba, Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3421 4040
http://materiotecavirtual.com.br/
Loja Tiê
Rua José Vilar, 1420, Aldeota, Fortaleza
Tags:
tilápia, ceará à mesa, beneficamento, sustentabilidade