A culinária japonesa faz cada vez mais parte da mesa brasileira. E esta não é a única mudança visível nos hábitos de consumo do país nas últimas décadas. Entre os novos gostos nacionais, estão também o do consumo de vinhos, com a procura por vinhos online e o aparecimento dos clubes especializados na bebida.
Aí mais pessoas bebendo vinhos... mais gente indo a restaurantes japoneses... o resultado uma hora teria que dar na união entre a milenar bebida e a culinária oriental.
Para orientar as pessoas interessadas nos rótulos expostos nos restaurantes japoneses e para ajudá-las a harmonizar a bebida com os pratos do país do sol nascente, aqui vão algumas dicas.
A culinária japonesa
A maior parte dos pratos da culinária japonesa é preparada com peixes ou com frutos do mar, além de também ter entre os seus ingredientes arroz, algas e legumes dos mais diversos. A culinária japonesa também apresenta uma predileção por usar temperos e molhos com sabores fortes e marcantes, como o shoyu, o gengibre e wasabi, por exemplo.
Os vinhos mais indicados
Nesta riqueza de sabores,
fazer harmonização com vinhos parece um desafio e tanto. Mas apesar de apresentar combinaçõesque podem ser difíceis de serem acompanhados por vinhos, há certas variedades que podem casar perfeitamente com a culinária japonesa.
Os vinhos mais indicados para acompanhar pratos japoneses são os vinhos rosés, os espumantes e também os vinhos brancos. Procure sempre escolher os rótulos de acordo com a leveza do que será servido, já que os pratos mais leves deverão exigir vinhos mais leves, e assim por diante.
POR CLUBE DOS VINHOSTags:
guest post, comida japonesa, harmonização, vinhos