As especiarias orientais sempre foram muito valorizadas na culinária europeia para proporcionar sabores diferenciados nos alimentos. Algumas delas também eram utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.
O que ainda hoje é uma riqueza para a gastronomia e para a indústiria de cosméticos e medicamentos foi também um dos motivadores das empreitadas portuguesas para além mar no século XV e XVI.
Na época, os comerciantes de Gênova e de Veneza tinham o monopólio das especiarias cultivadas especialmente na Índia e na China. Os portugueses começaram então a buscar rotas alternativas para também participar desse lucrativo comércio.
A nossa receita nasce da união da acelga, cebola roxa, alho, abobrinhas coloridas, tomates com baixa acidez, cogumelo paris, limão siciliano, queijo coalho diet e azeite enriquecido com um mix de especiarias indianas. Uma viagem através dos aromas, sabores e saberes orientais.
Ingredientes e utensílios:
4 folhas de acelga cortadas em tiras;
12 tomates tipo italiano;
1 cebola roxa pequena corta em tiras;
2 dentes de alho laminados;
1 xícara de abobrinha em cubos;
6 cogumelos paris cortados em lâminas;
Limão siciliano ralado na hora;
2 colheres de chá de mix especiarias indianas (
NOMU indina rub);
2 colheres de chá de
colorífico espanhol;
1 xícara de azeite;
Queijo coalho diet ralado na hora;
Pimenta do reino moída na hora e
Sal.
Frigideira larga aderente;
Ralador;
Moedor de pimenta.
Preparo: Na frigideira, adicionar um fio de azeite e dourar o alho, a cebola roxa e o cogumelo. Soltar 1 colher de chá do colorífico. Adicionar a acelga e soltar uma colher do mix de especiaria indiana. Saltear. Acrescentar a abobrinha, o tomate e efetuar a correção da sal. Voltar a saltear. Agregar mais um fio de azeite, uma colher de chá de mix de especiarias indiana, uma colher de chá de colorífico e a pimenta do reino moída na hora. Saltear e montar o prato com o queijo ralado na hora e finalizar com as lascas de limão siciliano raladas na hora.
Harmoniza com um vinho da uva chardonnay gelado.
Tags:
Temperos,