Na origem da linguiça, há um ensinamento: valorizar o alimento e evitar o desperdício. Isso porque a linguiça surgiu como solução, nos primeiros tempos, para quando o caçador abatia um animal maior que a sua necessidade de consumo. Aí ele picava alguns pedaços pequenos de carne, temperava com sal e ervas e os embutia nas próprias vísceras do animal. Era o jeito de preservar o alimento por mais tempo.
Hoje, a linguiça é um prato nobre, que passa por todos os processos de segurança da indústria, todavia, ainda preservando em si a memória do método artesanal. É uma das queridinhas dos churrascos, mas pode ser também feita dentro de casa, para o dia a dia, como nesta receita de “Trio de Linguiças Nobres” da Granja Regina. Então, está bom de “encher linguiça”, vamos à receita:
Trio de linguiças nobres
Ingredientes e utensílios:
2 linguiças nobres de frango;
2 linguiças nobres de pernil suíno;
2 linguiças nobres calabresa picante;
¼ de xícara de cebola roxa em fatias;
6 mini cebolas;
1 colher de sopa de mel de abelha;
1 colher de sopa de alho laminado;
1 colher de chá de salsinha picada;
Sal;
Papel alumínio;
Recipiente refratário;
Tijela;
Tábua;
Faca e
Espátula.
Preparo: cortar uma linguiça de cada (frango, pernil e calabresa picante) em três partes e três mini cebolas ao meio. Reservar. Soltar as mini cebolas na tijela, acrescentar o mel e mexer com a espátula. Reservar. Cobrir o refratário com o papel alumínio formando um papillote. Adicionar a cebola roxa, as linguiças, as mini cebolas com o mel, o alho, pitadas de sal e a salsinha. Fechar o papel alumínio e levar ao forno por 20 minutos à 240 graus. Retirar o papillote de alumínio do refratário e montar num prato. Abrir o papelote e servir.
Tags:
Faça Fácil, Receitas, Linguiça