Há alimentos que são verdadeiros mimos para o corpo e para o espírito. É o caso da nossa canja de galinha. Conforto para doentes e prato querido das refeições familiares, ganhou também status em jantares elegantes e ceias intelectuais.
De origem asiática, a canja veio para o Brasil depois de fazer escala em Portugal. O carinho que essa sopa tem entre brasileiros e portugueses tornou-se célebre pelo curioso costume do nosso último monarca, Dom Pedro II. Conta-se que o imperador ia ao teatro para assistir às companhias teatrais europeias e que, sempre, entre o segundo e o terceiro ato, fazia questão de saborear uma canja quente. O terceiro ato só começava quando Sua Majestade terminava a sua ceiazinha.
Aqui você aprende a fazer “Canja da Meia-Noite”. Uma versão mais rápida e mais leve para recarregar as energias nas festas de final de ano.
Ingredientes e utensílios:
100 gramas de sassami de frango;
6 gramas de alho laminado;
20 gramas de cebola roxa picada;
40 gramas de cenoura em lascas largas;
¼ xícara de azeite;
½ xícara de risoni;
40 gramas de batatas em cubos pequenos;
1 litro de broto de vegetais;
Folhas de salsinha;
Folhas de coentro;
Sal;
Pimenta do reino moída na hora;
Panela de ferro;
Tijela pequena;
Moedor de Pimenta.
Preparo:
Cortar o sassami em finas tiras e efetuar a correção de sal e pimenta. Reservar. Na panela de ferro, dourar as batatas no azeite; acrescentar o alho, a cebola, a cenoura e refogar. Adicionar as tiras de sassami e voltar a refogar. Acrescentar o brodo e deixar levantar fervura. Soltar o risoni e deixar por 7 minutos. Corrigir sal e pimenta e adicionar as folhas de salsinha e coentro.
Tags:
Receitas, Faça Fácil, Canja